Franquias
As
franquias são modelos seguros para aquelas empresas que querem expandir seus negócios,
tanto no território nacional quanto no exterior, por outro lado é uma ótima oportunidade
para aqueles que querem começar um negócio. Esse é um modelo conhecido como Franchising.
A pessoa
interessada em uma franquia deve se adequar ao modelo de negócio do Franqueador
que é a empresa detentora da marca. Ela que vai idealizar o modelo e formato do
negócio bem como a sua supervisão.
As
franquias representam vantagens e alguns riscos, caso não seja observado alguns
cuidados básicos, considerando todos os tipos de franquias.
Vantagens
- É de responsabilidade do franqueador planejar, pesquisar, orientar e aperfeiçoar o negócio;
- Marca consagrada por isso sucesso garantido;
- Conhecimento do Mercado;
- Instalação
- Economia e propagandas e promoções;
- Maior facilidade de crédito;
- Retorno mais rápidos do que nos negócios individuais;
- Independência jurídica;
Risco
- Excesso de controle por parte do franqueador;
- Autonomia limitada;
- Contratos de longo prazo;
- Taxas por não cumprimento das cláusulas contratuais;
Antes de fechar negócio com uma franquia, é essencial
conversar bastante com o franqueador para se certificar de que a empresa tem
uma estratégia sustentável de expansão e de que está preparada para dar suporte
às novas unidades.
Alguns fundamentos para decidir
- Há quanto tempo a empresa vende franquias?
- Quais os suportes que a marca oferece?
- Qual a frequência de visitas e reciclagem?
- Se houver, quais os motivos de fechamento de franquias?
- Projeções de vendas.
- Qual o perfil do franqueado da rede?
- Como é a concorrência?
- Verificar se existe apoio na escolha do ponto?
- Existem manuais operacionais?
- Verificar se os produtos respeitam as diferenças regionais?
- De quem eu adquiro equipamentos, insumos e produtos?
- Valor total do investimento?
- Quais são os valores de receita líquida mensal, despesas operacionais, impostos diretos e lucro líquido antes dos impostos?
- A empresa tem projeção financeira para os próximos anos?
- Quanta hora diária deve dedicar à operação do negócio?
- Quais são as condições para a rescisão unilateral do contrato?
- Qual é o perfil dos consumidores e como esses dados são atualizados?
- Terei exclusividade no território em que atuo? Como esse território é definido?
Foi a partir de 2007 que esse modelo de negócio começou a ganhar corpo no país. O baixo investimento necessário para a abertura de uma unidade, já que o empreendimento prescinde de uma sede física para atendimento do público, é o principal atrativo para os interessados. O sistema é, em geral, idêntico ao das franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação. Investir em uma franquia virtual, porém, requer conhecimento das ferramentas de divulgação on-line. Nesse mercado, ganha quem sabe fazer marketing na internet. Além de dominar a linguagem da internet, o interessado em virar um franqueado virtual precisa tomar as precauções de praxe: pesquisar exaustivamente o mercado e conseguir referências confiáveis sobre a empresa franqueadora. Conheça a seguir três redes que operam na modalidade virtual.
ANTÍDOTO COSMÉTICOS
O investimento inicial de R$ 19.900 dá direito ao
site, a um notebook e a um smartphone (para manter o franqueado sempre
conectado). Do valor investido, R$ 10 mil são revertidos em produtos, na forma
de um estoque inicial. A empresa oferece treinamento e cobra uma taxa mensal de
manutenção de R$ 80. Cada franqueado tem exclusividade em sua região de atuação
e o site principal da marca direciona o consumidor automaticamente para a
franquia que atenda ao seu endereço. A rede tem 15 franqueados.
TEM USADOS
A rede nacional de anúncios de comércio de carros
novos e seminovos também determina regiões de atuação para seus franqueados
virtuais — em geral, comerciantes de automóveis interessados em ampliar a
divulgação do negócio. O investimento inicial é de R$ 13.500 e inclui
equipamentos, software exclusivo e suporte técnico. A rede também cobra uma
taxa de 15% de royalties sobre o faturamento bruto e 3% para fundo de
propaganda. O prazo de retorno é de 12 a 18 meses.
AUDIOLIVRO EDITORA
Para se ter uma unidade franqueada da editora de
livros sonoros é preciso investir R$ 2 mil na criação de um site personalizado.
O franqueado fica com 20% do valor da venda dos produtos da editora e ainda tem
a opção de vender mercadorias relacionadas ao universo literário no site. Por
isso, a plataforma é uma boa opção para donos de livrarias independentes e de
sebos que pretendem ampliar o mercado consumidor. Não há cobrança de nenhuma
taxa adicional, mas o franqueador não garante a exclusividade territorial.
Segundo a revista Exame os 9 setores mais promissores para
franquias no Brasil. Segundo a revista o levantamento mapeou as 100 cidades que oferecem melhores condições para os negócios e os setores mais promissores em cada uma delas. Assim, os setores que
você verá a seguir são os que aparecem mais vezes na primeira colocação em cada
uma das cidades.
Automotivos; Educação e treinamento;
Turismo e Hotelaria;
Livraria;
Infantil;
Vestuário e Acessórios;
Construção e Mobiliário;
Alimentação;
Saúde e Beleza;
15 Franquias ideais para jovens
Ainda segundo a revista, Já são mais de 12 mil jovens de até 25 anos proprietários de franquias no Brasil. O número de interessados em abrir uma franquia entre esse público cresceu 50,5% de 2008 para 2009, saltando de 48.035 para 97.136. Foram ouvidos 465 franqueados de 186 diferentes marcas e 2.390 candidatos. Com a disponibilidade de capital maior, a franquia se tornou uma opção para quem quer ter a própria empresa, mesmo que sem experiência na área.
Na seleção a seguir, estão quinze marcas que se identificam com o público mais jovem – seja pelo tipo de negócio ou pela gestão – e selecionam franqueados com até 30 anos
Água Doce Cachaçaria Aloha
Eyewear Checklist Contours
D’Pil Fundição Filomena Kumon Mais
Cursos Interativos Minds
Salad Creations Sorridents SuperSAN UNS Idiomas Yoi!
Rolls & Temaki
Classificação das franquias
Segundo
o SEBRAE, as franquias são classificadas pelo estágio de desenvolvimento e
profissionalismo, o que significa maior ou menor risco para o franqueado. As
franquias são classificadas conforme a geração e o estágio de desenvolvimento
em que se encontram, o que ajuda a evitar riscos no negócio do
franqueado. Consideram-se o tipo de concessão, a tendência do mercado, o grau
de risco, a liberdade de ação do franqueado, o contrato e condições prestadas
pelo franqueador.
Primeira geração
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Segunda geração
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Terceira geração
|
Quarta geração
|
Quinta geração
|
O que difere uma categorias das outras é
Tipo de concessão: produto, serviço e marca.
Revenda ou distribuição exclusiva ou não.
Operação Comercial do Negócio.
· Nível de profissionalização: baixo, médio, alto ou altíssimo.
· Tendência de mercado: em alta ou em baixa principalmente
no exterior.
· Grau de risco: mínimos, pouco ou muito riscos para as partes.
· Liberdade de ação para o franqueado.
· Contrato: se exige contrato entre as partes.
· Investimentos do franqueador
· Tipos de assistência e consultoria.
Experiência-piloto
Conheça também alguns negocio individuais que são bastante lucrativos
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Essas informaçoes referente a franquias realmente é um investimento muito bom, baixo risco e investimento, possibilidades de retorno imediato e visa a globalização muito legal.
ResponderExcluirÉ verdade. Eu gosto muito do modelo de franquia. Na minha opinião, na maioria dos casos é uma excelente opção em relação a um negocio individual, e se guardado os devidos cuidados a pessoa tem um negocio pronto pra começar a desenvolver e obter grandes lucros.
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