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quarta-feira, 2 de maio de 2012

Franquias - O que você deve saber



Franquias



Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. O franqueado recebe da empresa sua marca, tecnologia, consultoria, produtos e serviços.

As franquias são modelos seguros para aquelas empresas que querem expandir seus negócios, tanto no território nacional quanto no exterior, por outro lado é uma ótima oportunidade para aqueles que querem começar um negócio. Esse é um modelo conhecido como Franchising.

A pessoa interessada em uma franquia deve se adequar ao modelo de negócio do Franqueador que é a empresa detentora da marca. Ela que vai idealizar o modelo e formato do negócio bem como a sua supervisão.

As franquias representam vantagens e alguns riscos, caso não seja observado alguns cuidados básicos, considerando todos os tipos de franquias.


Vantagens
  • É de responsabilidade do franqueador planejar, pesquisar, orientar e aperfeiçoar o negócio;
  • Marca consagrada por isso sucesso garantido;
  • Conhecimento do Mercado;
  • Instalação
  • Economia e propagandas e promoções;
  •  Maior facilidade de crédito;
  • Retorno mais rápidos do que nos negócios individuais;
  • Independência jurídica;


 Risco 
  • Excesso de controle por parte do franqueador;
  • Autonomia limitada;
  • Contratos de longo prazo;
  • Taxas por não cumprimento das cláusulas contratuais;

  
Antes de fechar negócio com uma franquia, é essencial conversar bastante com o franqueador para se certificar de que a empresa tem uma estratégia sustentável de expansão e de que está preparada para dar suporte às novas unidades.


Alguns fundamentos para decidir 
  • Há quanto tempo a empresa vende franquias?
  • Quais os suportes que a marca oferece?
  • Qual a frequência de visitas e reciclagem?
  • Se houver, quais os motivos de fechamento de franquias?
  • Projeções de vendas.
  • Qual o perfil do franqueado da rede?
  • Como é a concorrência?
  • Verificar se existe apoio na escolha do ponto?
  • Existem manuais operacionais?
  • Verificar se os produtos respeitam as diferenças regionais?
  • De quem eu adquiro equipamentos, insumos e produtos?
  • Valor total do investimento?
  • Quais são os valores de receita líquida mensal, despesas operacionais, impostos diretos e lucro líquido antes dos impostos?
  • A empresa tem projeção financeira para os próximos anos? 
  • Quanta hora diária deve dedicar à operação do negócio? 
  • Quais são as condições para a rescisão unilateral do contrato? 
  • Qual é o perfil dos consumidores e como esses dados são atualizados? 
  • Terei exclusividade no território em que atuo? Como esse território é definido? 

Franquias virtuais
Foi a partir de 2007 que esse modelo de negócio começou a ganhar corpo no país. O baixo investimento necessário para a abertura de uma unidade, já que o empreendimento prescinde de uma sede física para atendimento do público, é o principal atrativo para os interessados. O sistema é, em geral, idêntico ao das franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação. Investir em uma franquia virtual, porém, requer conhecimento das ferramentas de divulgação on-line. Nesse mercado, ganha quem sabe fazer marketing na internet. Além de dominar a linguagem da internet, o interessado em virar um franqueado virtual precisa tomar as precauções de praxe: pesquisar exaustivamente o mercado e conseguir referências confiáveis sobre a empresa franqueadora. Conheça a seguir três redes que operam na modalidade virtual. 

ANTÍDOTO COSMÉTICOS 

O investimento inicial de R$ 19.900 dá direito ao site, a um notebook e a um smartphone (para manter o franqueado sempre conectado). Do valor investido, R$ 10 mil são revertidos em produtos, na forma de um estoque inicial. A empresa oferece treinamento e cobra uma taxa mensal de manutenção de R$ 80. Cada franqueado tem exclusividade em sua região de atuação e o site principal da marca direciona o consumidor automaticamente para a franquia que atenda ao seu endereço. A rede tem 15 franqueados. 


TEM USADOS 
A rede nacional de anúncios de comércio de carros novos e seminovos também determina regiões de atuação para seus franqueados virtuais — em geral, comerciantes de automóveis interessados em ampliar a divulgação do negócio. O investimento inicial é de R$ 13.500 e inclui equipamentos, software exclusivo e suporte técnico. A rede também cobra uma taxa de 15% de royalties sobre o faturamento bruto e 3% para fundo de propaganda. O prazo de retorno é de 12 a 18 meses. 


AUDIOLIVRO EDITORA 
Para se ter uma unidade franqueada da editora de livros sonoros é preciso investir R$ 2 mil na criação de um site personalizado. O franqueado fica com 20% do valor da venda dos produtos da editora e ainda tem a opção de vender mercadorias relacionadas ao universo literário no site. Por isso, a plataforma é uma boa opção para donos de livrarias independentes e de sebos que pretendem ampliar o mercado consumidor. Não há cobrança de nenhuma taxa adicional, mas o franqueador não garante a exclusividade territorial. 




9 Franquias mais promissoras no Brasil


Segundo a revista Exame os 9 setores mais promissores para franquias no Brasil. Segundo a revista o levantamento mapeou as 100 cidades que oferecem melhores condições para os negócios e os setores mais promissores em cada uma delas. Assim, os setores que você verá a seguir são os que aparecem mais vezes na primeira colocação em cada uma das cidades.
Automotivos;
Educação e treinamento;
Turismo e Hotelaria;
Livraria;
Infantil;
Vestuário e Acessórios;
Construção e Mobiliário;
Alimentação;
Saúde e Beleza;



15 Franquias ideais para jovens


Ainda segundo a revista, Já são mais de 12 mil jovens de até 25 anos proprietários de franquias no Brasil. O número de interessados em abrir uma franquia entre esse público cresceu 50,5% de 2008 para 2009, saltando de 48.035 para 97.136. Foram ouvidos 465 franqueados de 186 diferentes marcas e 2.390 candidatos. Com a disponibilidade de capital maior, a franquia se tornou uma opção para quem quer ter a própria empresa, mesmo que sem experiência na área. 

Na seleção a seguir, estão quinze marcas que se identificam com o público mais jovem – seja pelo tipo de negócio ou pela gestão – e selecionam franqueados com até 30 anos


Classificação  das franquias
Segundo o SEBRAE, as franquias são classificadas pelo estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa maior ou menor risco para o franqueado. As franquias são classificadas conforme a geração e o estágio de desenvolvimento em que se encontram, o que ajuda a evitar riscos no negócio do franqueado. Consideram-se o tipo de concessão, a tendência do mercado, o grau de risco, a liberdade de ação do franqueado, o contrato e condições prestadas pelo franqueador.


Primeira geração
Segunda geração
Terceira geração
Quarta geração
Quinta geração



O que difere uma categorias das outras é
Tipo de concessão: produto, serviço e marca. 
Revenda ou distribuição exclusiva ou não. 
Operação Comercial do Negócio.
·       Nível de profissionalização: baixo, médio, alto ou altíssimo.
·      Tendência de mercado: em alta ou em baixa principalmente no exterior.
·      Grau de risco: mínimos, pouco ou muito riscos para as partes.
·       Liberdade de ação para o franqueado.
·       Contrato: se exige contrato entre as partes.
·       Investimentos do franqueador
·       Tipos de assistência e consultoria.
Experiência-piloto


Conheça também alguns negocio individuais que são bastante lucrativos






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2 comentários:

  1. Essas informaçoes referente a franquias realmente é um investimento muito bom, baixo risco e investimento, possibilidades de retorno imediato e visa a globalização muito legal.

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    1. É verdade. Eu gosto muito do modelo de franquia. Na minha opinião, na maioria dos casos é uma excelente opção em relação a um negocio individual, e se guardado os devidos cuidados a pessoa tem um negocio pronto pra começar a desenvolver e obter grandes lucros.

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